quinta-feira, 26 de novembro de 2009

"Odeio meu professor"

Turmas: 9º ano, 8º ano
Inicialmente o fragmento do texto de Ivan Ângelo foi lido, a turma toda de imediato identificou-se, já que o tema era muito próximo de sua realidade. Discutimos o texto, analisamos a postura dos professores e principalmente a posição do aluno, considerando que o texto fora narrado em 1ª pessoa. Após o debate, os alunos desenvolveram duas atividades: finalizaram o texto como se fossem o menino, depois produziram um sobre sua história escolar, apresentando alguns professores importantes, tanto positiva como negativamente.


Finalização do texto de Ivan Ãngelo

Uma vez a professora Ferraz chegou à sala e perguntou para a turma:
- E aí, pessoal, como vocês está?
Eu falei assim:
- Professora, não é estão?
Ela não quis aceitar o fato de ter errado e me perguntou:
- O professor aqui é eu ou é você?
Aluna Leonice/ 9ºano

Bom, tem o problema com a Ferraz, de Português. O nome já é parecido com ela, adora ferrar com os outros, principalmente comigo. Ela sempre fala sobre verbos, plural, singular e essas coisas que professores de português ensinam. Ela vive corrigindo a maneira que os outros falam, mas fala errado pra caramba, é bicicreta, Craudia. Um dia ela falou “nóis foi” e eu, com a minha ingenuidade, perguntei em que conjugação verbal nós foi se encontrava. Depois dessa “nóis foi” pra diretoria.
Aluna Raylma/ 9ºano

Textos produzidos pelos alunos:

Os meus professores são “Normais”

Bom, eu não odeio os meus professores, mais também não gosto deles. Eles são “de boa” cada um com o seu “equilíbrio mental”.
A de Português, eu acho que aquela ali deve ter caído da incubadora quando recém-nascida, porque ela não bate muito bem da cabeça. E se tem uma coisa que eu odeio nela é quando vem mexer com o meu “pobrema”. Era só eu falar, que ela tava ali para me corrigir, de tanto ela me atormentar, falo certo agora. Não é 100% mais tá chegando lá.
E agora o de Matemática, aquele ali só por Deus mesmo, não consegue ver ninguém conversando, principalmente em voz alta, que ele já fala”Todo mundo calado aí, senão vai dar BO.”Mas no fundo, no fundo, ele adorava aquela bagunça.
A de Ciências, aquela ali é uma calma fora do sério, ela é de boa, por incrível que pareça. Ciências de vez enquando é um saco, mas voltando para professora, ela explica rápido e de forma que todos entendam,porém a professora antecessora, nossa, aquela explicava tanto que todos dormiam durante a explicação.
A de história, acho que aquela ali me “ama” , porque seu eu falasse, por um pouco que fosse, ela já dizia”Mikaelly você parece uma vitrola, não fica calada um minuto,” Eu ficava puta da vida, meu,mas veio uma outra substituindo-a. Essa ali eu boto fé, ela é muito legal, só que passou um trabalho, ai que foi de detonar, meu.
Agora é a “Benção” a de Geografia, ela é assim entra na sala de boa, mais não dá 15 minutos para ela começar a gritar, em toda a aula dela vai um para a secretaria, um dia eu quase fui, mais fui salva pelo gongo.
A de Ensino Religioso é a mesma de Artes, eu acho que ela acha que os alunos do 9º ano são máquinas de escrever, porque vai passar tanto texto assim lá longe, tanto em Artes como em Religião. Sempre quando ela está escrevendo, eu digo para ela”Pelo amor de Deus, para professora!” e daí ela diz “Mikaelly você só serve para Dança e Teatro, porque a preguiça de escrever é demais.”
A de Inglês, no começo não ia com a cara dela de jeito nenhum, achava que ela só dava atenção para as puxa-saco, prefiro não citar nomes, mas depois do 2° Bimestre fiquei de boa com ela.
Bom, a de Educação física não tenho muito o que falar dela, não participo das aulas, só fico caminhando.Quando ela está estressada é bom não fazer nem uma gracinha, senão tá lascado, é tirada no 12, mas isso é quase sempre.
Como puderam ver, os meus professores são “Super, Hiper normais”e não podemos esquecer de um detalhe importantíssimo: eles “me adoram."
Mikaelly
9º ano

Aqueles professores

Já tive vários professores e professoras em minha vida, alguns em especial. Não um especial do tipo bom, eles eram do tipo especialmente chatos!
Em minha pré-escola minha professora era uma maravilha, até ela mandar a substituta! Não vou citar nomes, apesar de me lembrar de cada ruga que aquela mulher tinha.
Certa vez, levei o meu desenho para ela ver, ela atirou no cão; dizendo:
- Eu mandei você levantar? Eu não disse que era pra vocês ficarem quietos?
Poxa, eu tinha cinco anos!
Algum tempo depois, na 4° série, tive uma professora de matemática, ela era baixinha e gordinha, ótima professora e muito engraçada em seu jeito de ser. Ela falava, falava, falava até acabar o ar dos pulmões e mesmo sem ar, ela continuava mexendo os lábios!
Na 6° serie tive outra professora substituta, agora de ciências. Ela era muito bonita, de corpo, pois seu rosto não era lá aquela beleza! Ela tinha um bordão que eu, em particular, achava muito besta; e odiava quando ela ia brigar com algum aluno, pois logo dizia:
- Você esta se achando a última bolachinha do pacote!
Bom, o tempo passou e esse ano eu fui “PREVILEGIADA” com duas professoras SNN (Sem Noção Nenhuma).
Uma delas leciona a matéria de ciências, ela é bem legal e explica a matéria direitinho; mas tem uma tamanha desconfiança dos alunos. Não podemos dar uma viradinha para o lado, que quando olhamos para ela, está com um imenso olho pra cima da gente.
Temos também uma professora de geografia, ela até que é legal com quem não reclama dela passar resumo, pergunta, prova; resumo, pergunta, prova; ou com quem não acha ruim ela gritar a aula toda, dando apenas pequenas pausas para respirar um pouco.
Laise Cristiane da Cunha
Série: 9° ano

Aos Professores que passaram pela minha vida

Esse ano letivo de 2009 foi um dos melhores da minha vida. Tenho uma professora de português, a Claudia, meio piradinha, mas isso que me fez gostar dela, ela sabe brincar, ri com todo mundo, às vezes mal humorada, mas dá para aguentar. Foi minha melhor professora, vou sempre guardar lembranças dela.
Como sempre temos professores bonzinhos, mas tem que ter os maus. A matéria de geografia sempre foi minha favorita, tínhamos aula com o professor Claudir, pena que ele foi transferido para outra escola, até que apareceu em minha vida a nova professora de geografia. Foi a pior que eu tive, é raro ela chegar à sala de bom humor, sempre chega com a cara amarrada e desconta tudo o que acontece nos aluno. A única coisa que mais fiz na matéria dela é resumo e resumo, fora as trocentas questões que ela passa.
Na matéria de ciências tive aula com a professora Silvana, muito bacana o jeito de ’’ser’’ dela. Mas outra professora entrou no seu lugar, ela dá aula tudo direitinho, sem comentários, ela é muito estranha, sempre desconfiada dos alunos. Já na sexta serie tive uma professora de ciências, a Andréia, que se achava à última bolachinha do pacote, frase dita por ela toda vez que nos dava aula.
Na matéria de história tive vários professores tapados, mas teve uma que fez a diferença, a professora Lucimari, ela é casca grossa, parece que dava aula em um quartel, sempre foi bastante autoritária, mas era ótima.
A Professora que dá aula de ensino religioso e arte, bom, ela não faz quase nada, senta na cadeira, começa ler revistas e manda algum aluno escrever a matéria no quadro.
Pra mim eu acho que não devia existir aula de inglês, pô, eu não entendo nada que os professores falam.
Matemática, essa matéria aí não me agrada nem um pouco, já tive vários professores de matemática, um pior que o outro, prefiro não citar nomes.
Em educação física sempre tive aula com a professora Andréia, então já me acostumei com ela.
Bons esses foram algum dos meus professores “queridos”.
Camila
9º ano

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha essa oficina, Cláudia.
    E que resultado!!! Eles (alunos) são realmente muito criativos, basta que incentivemos isso neles, algo que você faz com maestria. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS POR TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.
    OBRIGADA POR TER SIDO TÃO ASSÍDUA NAS OFICINAS PRESENCIAIS, POR CONTRIBUIR LEVANDO ATÉ OUTROS COLEGAS AS CRIAÇÕES DE SEUS BRILHANTES ALUNOS!
    VALEU A PENA!!!
    AGRADEÇO TAMBÉM A TODOS OS SEUS ALUNOS QUE, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, SE FIZERAM PRESENTES NAS TAREFAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA GESTAR II.

    ResponderExcluir