quinta-feira, 26 de novembro de 2009

RELATÓRIO: Aula sobre texto descritivo



Esta oficina foi realizada com uma turma de nono ano.Para introduzir noções sobre descrição, fizemos a leiturade dois textos e discutimos. Os alunos perceberam que a marca predominante desses textos era a enumeração de características sobre as personagens, assim como não havia uma obrigatoriedade de sequência, que a ordem narrativa não era o elemento principal.
Após a leitura fizemos um passeio no bairro, sendo que os alunos deveriam observar característcas do mesmo. O ponto final seria uma visita ao cemitério, cada um poderia escolher um túmulo para descrever.
Ao retornarmos à sala, discutimos a brevidade da vida, a dificuldade de enfrentarmos a morte de pessoas queridas, alguns relataram sua experência diante da perda. Então realizamos a produção textual, como não houve tempo suficiente para terminarmos a atividade, finalizamos na aula seguinte. Foi feita a correção e ilustração dos textos.
O resultado foi extremanente satisfatório, os alunos gostaram muito do passeio inusitado, poucos escreveram sobre o seu bairro, mas de uma forma muito entusiasmada, o que foi ótimo, já que há uma grande discriminação social com o lugar, porém a maioria preferiu escrever sobre o cemitério. O que mais chamou-me a atenção foi a reflexão de alguns alunos sobre a segregação social que existe também no cemitério, ou seja, ainda após a morte as pessoas são distinguidas pelo que possuíam, já que havia túmulos requintados e outros apenas cimentados ou privados até disso, somente cobertos com terra. As meninas demonstraram uma comoção particular com os túmulos de crianças.
Esta oficina também foi realizada com uma turma da Eja. Também foram lidos os textos e introduzidas noções de descrição. Após isso, os alunos descreveram oralmente pessoas queridas, como avó, mãe e até a sogra, claro que esta com ironia. Foi muito bom esse momento carregado de emotividade. Em seguida foi-lhes dada duas possibilidade de produção: descrever aguém querido ou um objeto que adora, que é a proposta do TP. Da mesma forma ilustramos e corrigimos na aula seguinte.

Um comentário:

  1. Que legal!!!
    Realmente um passeio desse é inusitado, e ponto positivo para os olhos críticos dos alunos quanto à segregação social que se dá até o pós-morte.
    Interessantíssimo!!!

    ResponderExcluir